quinta-feira, 11 de julho de 2013

Alexandre Carvalho - Arte HQ - 0006

Estrutura básica de uma novela gráfica

Quanto ao esqueleto da história


Primeiro ato (cerca de 30 páginas)
1 - Mundo Comum
2 - Chamado à Aventura
3 - Recusa do Chamado
4 - Encontro com o Mentor
5 - Travessia do Primeiro Limiar

Segundo ato (cerca de 60 páginas)
6 - Testes, Aliados, Inimigos
7 - Aproximação da Caverna Oculta
8 – Provação (Início da Crise)
9 - Recompensa (Apanhando a Espada)

Terceiro ato (cerca de 30 páginas)
10 - Caminho de Volta (Início do Clímax)
11 - Ressurreição
12 - Retorno com o Elixir (Desfecho)



Mundo Comum
O mundo comum é o espaço cotidiano do herói, ou seja, onde ele vive. O herói está satisfeito com esse mundo ou tem desejo de modificá-lo (ou sair dele).

Chamado à Aventura
Quando acontece algo que modifica o mundo comum e o herói é convidado a partir para restaurá-lo. No caso oposto, é quando é colocada, ao herói, a possibilidade de mudar ou abandonar o mundo comum.

Recusa do Chamado
Ao receber o chamado o herói hesita devido ao temor natural de partir para o desconhecido.

Encontro com o Mentor
O mentor estimula o herói a partir para a aventura e dá a ele informações ou presentes que lhe serão úteis no Mundo Especial. Com algum conhecimento sobre esse mundo, o herói se sente mais seguro e começa a sua jornada.

Travessia do Primeiro Limiar
A partir deste momento não há mais volta. O herói assume seu compromisso com a aventura e entra no Mundo Especial. Mesmo que queira já não pode mais retornar. É a passagem pelo Guardião do Limiar.

Testes, Aliados, Inimigos
Nessa etapa o herói tem suas forças testadas no Mundo Especial. Ele encontra seus aliados na aventura e seus inimigos (aliados da sombra).

Aproximação da Caverna Oculta
O herói se aproxima do lugar mais sombrio do Mundo Especial. Pode ser a fortaleza da sombra ou outro lugar sinistro, onde ele deve ir para encontrar um meio de enfrentar a sombra. Em muitos casos o herói pode ainda ignorar a necessidade de entrar na caverna oculta, mas os rumos da história o levam até lá, onde ele enfrentará seus maiores medos e pesadelos.

Provação
O herói entra na caverna oculta e enfrenta a morte (simbólica ou física). Aparentemente sem saída, o herói enfrenta o grande perigo e após parecer morrer, ele triunfa.

Recompensa
Após triunfar sobre a morte (ou grande perigo) o herói, adaptado ao Mundo Comum, desaparece para o surgimento do herói adaptado ao Mundo Especial. De certa forma ocorre uma morte simbólica. Esse herói renovado é capaz de enfrentar a sombra. Na caverna ele obteve a recompensa da luta, que pode ser conhecimento, armas, o amor. Com essa nova força ele passa pelo limiar do Mundo Especial para retornar para o seu Mundo Comum.

Caminho de Volta
No caminho de saída do Mundo Especial o herói encontra as consequências de ter manipulado ou enfrentado as forças obscuras do Mundo Especial. Ele é perseguido por essas forças. Geralmente nessa etapa um sacrifício deve ser feito, o herói pode perder um aliado ou o seu mentor.

Ressurreição
Nessa etapa a sombra faz sua última tentativa para destruir o herói, mas é derrotada definitivamente. O herói vitorioso deve perecer para poder retornar ao seu Mundo Comum. Em seu lugar tem-se o herói adaptado ao Mundo Comum, mas muito mais sábio e forte que o herói inicial. Ocorre, então, uma segunda morte simbólica. O guerreiro deixa suas armas e se limpa do sangue dos inimigos para retomar a sua vida.

Retorno Com o Elixir
Terminada a transformação, o herói entra triunfante no Mundo Comum. Ele traz consigo a recompensa de sua jornada. Essa recompensa varia conforme a história, e possui um valor superior ao da recompensa obtida anteriormente. Ela será partilhada com os seus companheiros do Mundo Comum ou possibilitará ao herói uma vida nova no seu mundo de origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário