Personagens
As pessoas se relacionam com
histórias através dos dramas dos personagens. A forma particular como seus
personagens pensam, agem e falam ajudam a tornar a história mais acreditável. E
é esse o objetivo do processo de caracterização: imaginar os detalhes peculiares
de cada personagem da história para que eles ganhem uma dimensão
humana.
Muitas pessoas associam
caracterização à criação das características físicas dos personagens. Sim, isso
também faz parte do processo, mas é secundário. O mais importante é que o
escritor investigue como eles se relacionam com outras pessoas, quais suas
principais motivações, objetivos, desejos, aspirações, frustrações e
preocupações.
Dentre esses detalhes, o escritor
desenvolve apenas os que forem necessários para escrever cada história. Em
certos casos, conhecer a maior frustração que o personagem teve na vida é
importante para se entender o conflito principal do protagonista. Em
outras narrativas, conhecer a forma como o personagem se relaciona com sua mãe
talvez seja imprescindível para que o leitor compreenda o drama da história.
O processo de caracterização deve
levar em consideração dois tipos básicos de personagens.
1. Personagens simples
São criados com base em um traço
principal da sua personalidade, que é apresentado de forma repetitiva. Eles são
previsíveis, não têm grande vida interior e, portanto, são os mesmos do
início ao fim da história.
A ideia é caracterizá-los de
forma clara como uma caricatura ou tipo, identificado simplesmente por uma
profissão, comportamento, classe social ou qualquer outro traço distintivo
comum aos membros de certo grupo.
Personagens simples, quando
criados intencionalmente, cumprem o papel importante de fazer contraste com os
personagens complexos e servir de referencial para sua transformação durante a
narrativa.
2. Personagens complexos
São criados para expressar toda
a complexidade da natureza humana, suas ambiguidades, contradições e
mistérios. Eles são imprevisíveis, tem grande vida interior e, portanto, mudam
ao longo da narrativa.
Esses personagens são construídos
para dramatizar o tema da história. Suas trajetórias são metáforas da forma
como o escritor vê o mundo, e expõe os significados que ele dá para certas
experiências.
As grandes histórias são sempre
construídas ao redor de personagens complexos. Seus conflitos refletem dramas
humanos universais e permitem que o leitor se identifique com suas
dificuldades, e torça para que ele alcance o que deseja.
Procure também identificar
a classificação de cada personagem baseada no papel que ele
desempenha na história. Com essas informações em mente, procure responder a
essas três perguntas:
1. Quem é esse personagem?
Considere aspectos físicos (cor
dos olhos, cabelo, pele, estatura, peso, porte), psicológicos (traumas,
medos, segredos, atitude, personalidade, experiências) e culturais (roupas,
hábitos, costumes, crenças).
2. O que ele deseja?
Ele está em busca de prazer ou
ele quer escapar do desprazer? Qual é o seu objetivo? Ele quer resolver um
crime? Matar um monstro? Salvar o filho? Encontrar a cura para uma doença?
Ganhar a guerra? Conquistar uma mulher? Evitar que o planeta terra seja
destruído? Viajar o mundo? Virar um cantor? Sobreviver à adolescência? Entender
seu sofrimento?
3. Qual é a sua motivação?
Quais são as emoções que movem o
personagem? O que está por trás do seu desejo? Que verdade sobre o
personagem tal desejo revela? Do que ele está realmente em busca? O que ele
quer alcançar internamente? Que sensações? Que sentimentos? Quais são suas
maiores aspirações? Que impressão ele quer causar nos outros? Que sentido ele
dá para sua vida?
O personagem está em busca de autoconhecimento?
De identidade? Do amor dos outros? De um sentido para sua vida? De
conhecimento? De eliminação de culpa ou frustração? De paz de espírito? E por
que ele está em busca disso? Qual é a origem desse desejo?
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